Page 48 - Revista UFSCar Edição 3
P. 48
ESPECIAL SAÚDE - CURSO DE MEDICINA
mum aos três ciclos educacionais é
também a organização em três uni-
dades educacionais: de simulação
da prática profissional, de prática
profissional e eletivas (atividades
que cada estudante, junto com
um orientador, vai escolhendo ao
longo do curso, para realização na
UFSCar e fora dela, de acordo com
as necessidades educacionais com-
plementares que vai identificando).
No currículo orientado por com-
petências, o conteúdo trabalhado
ao longo do curso é basicamente
o mesmo, mas a sua abrangência
vai se tornando cada vez maior.
“Você forma o aluno no sentido de
torná-lo competente, por exemplo,
para, inicialmente, no primeiro ano,
entrar na casa de um paciente, de
uma família. Essa prática é super-
visionada, por docentes da Univer-
sidade e preceptores, que são os
profissionais de Saúde que atuam
na rede e acompanham os estu-
Práticas profissionais
simuladas na UFSCar, com a dantes. Nessa interação, o estudan-
participação de atores te vai evoluindo nas competências:
depois de aprender a abordar a fa-
Dentre eles, eu destaco o currículo –, com progressiva ampliação da mília, aprende a realizar um exame
orientado por competências e as complexidade e aprofundamento físico, compreende o processo fi-
metodologias ativas”, avalia o atual nos conteúdos, em uma aprendi- siopatológico, até fazer um projeto
Coordenador do curso, Ubiratan zagem em espiral (ver imagem). Co- terapêutico completo. Além disso,
Cardinalli Adler, mencionando pro-
cessos de ensino e aprendizagem
que colocam o estudante e suas
indagações em lugar central e pon- Identificando Avaliando
to de partida para a construção de o problema o processo
conhecimentos.
Metodologias ativas e as
competências
O projeto pedagógico do curso
de Medicina da UFSCar está fun-
damentado em três pressupostos: Formulando Construindo
o currículo orientado por compe- explicações novos
tências; a integração entre teoria e significados
prática, voltada para o Sistema Úni-
co de Saúde (SUS); e a abordagem
educacional construtivista, com o
emprego das chamadas metodolo-
gias ativas. O curso está organizado
em três ciclos educacionais, cada Elaborando Buscando
novas
um composto por dois anos (ou sé- questões informações
ries, como são chamadas no curso).
A cada ciclo, há o retorno às três
grandes áreas de competência de- Espiral construtivista do processo de ensino-aprendizagem a partir da ex-
finidas – Saúde, Gestão e Educação ploração de uma situação-problema
Fonte: Projeto político-pedagógico do curso.
48 revista UFSCar