Page 48 - Revista UFSCar Edição 3
P. 48

ESPECIAL SAÚDE - CURSO DE MEDICINA









                                                                                mum aos três ciclos educacionais é
                                                                                também a organização em três uni-
                                                                                dades  educacionais:  de simulação
                                                                                da  prática  profissional,  de  prática
                                                                                profissional  e  eletivas  (atividades
                                                                                que cada estudante,  junto  com
                                                                                um  orientador,  vai  escolhendo  ao
                                                                                longo do curso, para realização na
                                                                                UFSCar e fora dela, de acordo com
                                                                                as necessidades educacionais com-
                                                                                plementares que vai identificando).
                                                                                   No currículo orientado por com-
                                                                                petências,  o conteúdo  trabalhado
                                                                                ao longo do curso é basicamente
                                                                                o  mesmo,  mas  a  sua  abrangência
                                                                                vai se  tornando  cada vez  maior.
                                                                                “Você forma o aluno no sentido de
                                                                                torná-lo competente, por exemplo,
                                                                                para, inicialmente, no primeiro ano,
                                                                                entrar na casa de um paciente, de
                                                                                uma família.  Essa  prática é super-
                                                                                visionada, por docentes da Univer-
                                                                                sidade e preceptores, que são os
                                                                                profissionais  de  Saúde  que  atuam
                                                                                na  rede e acompanham  os estu-
                                                              Práticas profissionais
                                                         simuladas na UFSCar, com a   dantes. Nessa interação, o estudan-
                                                             participação de atores  te vai evoluindo nas competências:
                                                                                depois de aprender a abordar a fa-
          Dentre eles, eu destaco o currículo   –, com progressiva ampliação  da   mília, aprende a realizar um exame
          orientado por competências e as    complexidade e  aprofundamento     físico,  compreende  o  processo  fi-
          metodologias ativas”, avalia o atual   nos conteúdos, em uma  aprendi-  siopatológico, até fazer um projeto
          Coordenador do curso,  Ubiratan    zagem em espiral (ver imagem). Co-  terapêutico completo. Além disso,
          Cardinalli Adler, mencionando pro-
          cessos  de ensino  e aprendizagem
          que colocam o estudante  e suas
          indagações em lugar central e pon-          Identificando                            Avaliando
          to de partida para a construção de           o problema                              o processo
          conhecimentos.

          Metodologias    ativas   e   as
          competências
            O projeto pedagógico do curso
          de Medicina da UFSCar está  fun-
          damentado em três pressupostos:      Formulando                                           Construindo
          o currículo orientado por compe-     explicações                                            novos
          tências; a integração entre teoria e                                                      significados
          prática, voltada para o Sistema Úni-
          co de Saúde (SUS); e a abordagem
          educacional  construtivista,  com  o
          emprego das chamadas metodolo-
          gias ativas. O curso está organizado
          em  três ciclos educacionais,  cada          Elaborando                              Buscando
                                                                                                 novas
          um composto por dois anos (ou sé-             questões                              informações
          ries, como são chamadas no curso).
          A cada ciclo, há  o retorno  às  três
          grandes áreas de competência de-          Espiral construtivista do processo de ensino-aprendizagem a partir da ex-
          finidas – Saúde, Gestão e Educação                     ploração de uma situação-problema

                                                                  Fonte: Projeto político-pedagógico do curso.
          48  revista UFSCar
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53