Page 50 - Revista UFSCar Edição 3
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ESPECIAL SAÚDE - CURSO DE MEDICINA









          desde o começo ele vai aprenden-   Adler, docente do Departamen-      Santos, também docente do DMed.
          do como funciona  um  organismo,   to de Medicina (DMed) e Diretora   “Quando eu fui fazer a minha re-
          na saúde  e na doença”,  explica o   Técnica  da  Unidade  Saúde  Escola   sidência,  no  contato  com  colegas
          Coordenador do curso. “É a prática   (USE) da UFSCar. “E o docente par-  que vinham da formação mais tra-
          que oferece  os disparadores para   ticipa desse processo de constru-  dicional, eu percebi que tínhamos
          que o aluno  vá atrás  do conheci-  ção de conhecimento, junto com    mais  tranquilidade  em  perceber
          mento,  com acompanhamento do      o aluno. Nós vamos inquirindo o    que, em alguns momentos, eu não
          professor. Mas o docente não che-  estudante sobre o  seu conheci-    saberia algumas coisas. A gente
          ga lá e oferece as respostas, é o es-  mento e estimulando que busque   aprende  entendendo que  o que
          tudante que busca as informações”,   o aperfeiçoamento”, acrescenta.   estamos aprendendo hoje amanhã
          complementa.                       “A gente fala que faz reflexões em   talvez não seja mais o que precisa-
                                                                                mos e que, portanto, sempre tere-
                                                                                mos de estar aprendendo”, atesta
                                                           Estudantes atendem na   a médica psiquiatra Karina Toledo
                                                        Unidade Básica de Saúde do   da  Silva  Antonialli,  que  ingressou
                                                        bairro Cidade Aracy, em São
                                                        Carlos: contato direto com a   no curso de Medicina da UFSCar
                                                         realidade da Saúde Pública  na segunda turma, em 2007.

                                                                                Atenção Básica
                                                                                   A integração entre teoria e prá-
                                                                                tica  começa  já  nos  primeiros  dias
                                                                                do curso  de Medicina  da UFSCar,
                                                                                quando os estudantes realizam vi-
                                                                                sitas aos diferentes equipamentos
                                                                                de Saúde da Universidade e do Mu-
                                                                                nicípio, para conhecer os chamados
                                                                                “cenários”  onde  estarão  inseridos
                                                                                nos  momentos  da  sua  formação.
                                                                                Depois,  são  divididos em  quatro
                                                                                grupos  de  10  pessoas  (são  40  as
                                                                                vagas  oferecidas  a  cada  ano  para
                                                                                ingresso  no  curso),  que permane-
                                                                                cerão os mesmos até o final da for-
                                                                                mação.  Cada  grupo vai,  então,  co-
                                                                                nhecer uma Unidade de Saúde da
                                                                                Família (USF) do Município, na qual
                                                                                deve permanecer até o quarto ano
                                                                                do curso.  Depois  de  serem  apre-
                                                                                sentados à equipe da USF, os estu-
                                                                                dantes começam  a  ser  apresenta-
                                                                                dos às famílias. Nas visitas iniciais,
                                                                                vão  às  residências  acompanhados
                                                                                dos agentes  comunitários  de Saú-
                                                                                de, preceptores ou docentes, mas,
                                                                                com o tempo, é com eles que as fa-
                                                                                mílias estabelecerão o vínculo.
                                                                                   Uma particularidade da UFSCar
            “Nós temos a possibilidade       pequenos grupos e as pessoas se    é que cada grupo de 10 estudantes
          de ensinar  o  aluno  a  aprender,   perguntam: mas pequenos grupos   acompanha  as  mesmas  oito  famí-
          a buscar o conhecimento, e isto    são  salas  de  aula  pequenas?  Não.   lias ao longo dos quatro primeiros
          tem  duas  consequências  impor-   O estudante tem o caso e tem de    anos  da formação,  considerando
          tantes. O estudante tem um grau    ir para casa descobrir qual é uma   oito ciclos de aprendizagem  re-
          de  responsabilidade  muito  gran-  fonte de informação confiável. Ele é   lacionados  à  gestante,  à  lactente
          de perante o seu aprendizado e,    sempre desafiado a tentar chegar a   (bebê até os dois anos), à criança,
          junto a isso, uma oportunidade de   um conhecimento que não tem, e é   a adolescentes, adultos (homens e
          construir o seu próprio conheci-   formado para atingir esse conheci-  mulheres),  idosos  e  idosas.  Até  o
          mento”,  avalia  Maristela  Schiabel   mento”, explica Sigrid de Sousa dos   final do segundo ano, o estudante

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