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ESPECIAL SAÚDE - CURSO DE MEDICINA







          plo,  um  braço  para  o  treino  de      “Nós temos a                a USE dá suporte a essa estratégia
          acesso venoso ou uma cabeça para                                      na Atenção Secundária. A docente
          entubação – e modelos anatômicos   possibilidade de ensinar           também  destaca  a  oportunidade
          –  como  uma  pelve  feminina  para                                   dos estudantes de Medicina traba-
          realização de exame ginecológico     o aluno a aprender, a            lharem  em  equipes  multiprofissio-
          –  até  um  manequim  de  alta  fideli-  buscar o conhecimento,       nais,  já que,  na  Unidade, além  da
          dade, cujas respostas fisiológicas às                                 equipe técnica multiprofissional, há
          ações dos estudantes, controladas        e isto tem duas              ações  dos demais  cursos  da área
          por um software, são as mesmas de        consequências                da Saúde da UFSCar, nas quais os
          um paciente real. Uma curiosidade,                                    futuros  médicos interagem  tam-
          que ilustra o papel pedagógico da        importantes. O               bém com professores e estudantes
          simulação, é que esse manequim                                        dessas áreas (Saiba mais na repor-
          poderia chegar a morrer, mas a ati-  estudante tem um grau            tagem sobre a USE).
          vidade sempre é interrompida an-     de responsabilidade
          tes que isso aconteça. “No mundo                                      Hospital Universitário e Santa Casa
          dos  cenários,  nunca  podemos  dei-  muito grande perante               O internato é o último momento
          xar o paciente morrer, exceto se o     o seu aprendizado              do curso de Medicina, desenvolvido
          objetivo for aprender a lidar com a                                   nos quarto e quinto anos, quando a
          morte. Caso contrário, se chegamos    e, junto a isso, uma            prática profissional acontece princi-
          à morte perdemos todo o aprendi-                                      palmente em cenários hospitalares.
          zado, porque o estudante só viven-      oportunidade de               Durante  alguns anos,  os estudan-
          cia aquela experiência de morte e o   construir o seu próprio         tes  tiveram  de  sair  da  cidade  e  ir
          objetivo de, por exemplo, praticar a                                  a  outros  municípios  para  cumprir
          reanimação após uma parada car-          conhecimento”                essa parte da sua formação. Foi só
          diorrespiratória, não é atingido. Por                                 em  2016  que  as  atividades  pude-
          isso,  quando  estamos  caminhando   bulatórios de especialidades. Nesse   ram  ser  integralmente  realizadas
          para a morte, nós paramos o pro-   contexto, a Unidade Saúde Escola   em São Carlos, a partir de estabe-
          cesso antes, para discutir o que está   (USE) da UFSCar é um  espaço es-  lecimento de um convênio entre a
          errado e quais alterações são neces-  sencial,  que também  traz o seu   Universidade  e  a  Santa  Casa  e  de
          sárias”, conta Contini.            diferencial:  o  compromisso  com  o   avanços na implantação do Hospital
            A Coordenadora da USPPS tam-     cuidado integral e ampliado, que   Universitário (HU). O HU, hoje, abri-
          bém destaca o programa de pacien-  olha não para a doença, mas para a   ga atividades de Clínica Médica, Saú-
          te simulado, que, mais uma vez, tor-  pessoa, suas necessidades de saú-  de da Criança e Cirurgia Geral, além
          na a UFSCar pioneira no Brasil. Por   de e seu entorno. A Diretora Técni-  de ambulatórios de especialidades.
          meio do programa, pessoas da ci-   ca da Unidade, Maristela Adler, ex-   “A  Coordenação  do  curso  de
          dade de São Carlos são convidadas,   plica que essa atenção integral é o   Medicina  tem  de  reconhecer  o  pa-
          por  meio  de  edital,  a  atuar  como   princípio da estratégia de Saúde da   pel  fundamental que  a Santa Casa
          pacientes, a partir de um processo   Família, na Atenção Primária, e que   teve no acolhimento do internato. E,
          de capacitação e do recebimento de
          roteiros com informações sobre o
          personagem  que  devem  represen-   Simulação da prática tem
                                              impacto direto na formação
          tar. Hoje, são cerca de 30 pessoas   profissional dos estudantes
          cadastradas, entre jovens, adultos e
          idosos, com os quais os estudantes
          exercitam  principalmente  as  habili-
          dades de comunicação.

          Unidade Saúde Escola
            A partir do terceiro ano do cur-
          so, a prática profissional dos estu-
          dantes de Medicina passa a contar,
          além da área de Saúde da Família
          e Comunidade, com atividades  de
          Saúde do Adulto e do Idoso, de
          Saúde da Mulher e da Saúde da
          Criança.  Neste momento,  entra-se
          na Atenção Secundária e, como ce-
          nários,  ganham relevância  os  am-

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