Page 34 - Edição 2 - Revista UFSCar
P. 34

COMUNICAÇÃO





                                                                              A locutora Vanessa Torres e
                                                                              o jornalista Eduardo Sotto
                                                                              Mayor em contato direto
                                                                              com os ouvintes












                                                                                   Já o “Alvorada Sertaneja”, na ca-
                                                                                tegoria de discotecagem musical,
                                                                                tem como proposta o resgate da
                                                                                cultura caipira de raiz por meio da
                                                                                apresentação  de   instrumentos,
                                                                                artistas e músicas, com destaque
                                                                                para a trajetória dos compositores,
          mente por software livre e a única   Antonio da Silva,  um dos respon-  figuras muitas vezes desconhecidas
          emissora de São Carlos ligada a uma   sáveis pelo programa. O conteúdo   pelo público. José Luiz da Silva, res-
          universidade - concessão do então   varia entre curiosidades, arte, poe-  ponsável pelo programa, também
          Ministério das Comunicações à Fun-  sia e entrevistas com profissionais   evidencia o caráter democrático da
          dação de Apoio Institucional para o   de diferentes  áreas,  para que os   emissora: “A Rádio UFSCar tem uma
          Desenvolvimento Científico e Tecno-  jovens  do Ensino  Médio possam   ótima programação e dá oportuni-
          lógico (FAI.UFSCar).               conhecer  as  profissões.  Silva  des-  dade para muita gente, até mesmo
            A Rádio tem entre suas diretrizes   taca a importância da emissora: “A   sem experiência, mas sempre com
          principais a promoção e defesa das   Rádio UFSCar faz o que o sistema   muito talento”.
          diversidades cultural, social e políti-  de comunicações no Brasil não faz.   A  programação  completa  pode
          ca, a disseminação do conhecimen-  Trata-se de uma rádio democrática   ser  conferida no site da  Rádio
          to produzido e armazenado na Uni-  que dá voz à comunidade”.          UFSCar (www.radio.ufscar.br)
          versidade, a prestação de serviços
          de interesse público e o envolvimen-
          to da comunidade. A programação
          especial  da  emissora,  coproduzida      Conteúdo
          com a comunidade e realizada por          em Vídeo
          meio de chamadas públicas, impri-    Clique no botão e tenha       ver                  ver
          me o seu DNA: a diversidade.         acesso a conteúdo        reportagem             vinheta
            São vários estilos musicais e a in-  em vídeo sobre essa
          formação é plural. As parcerias com   reportagem.
          a  comunidade  podem  ser  de  dois
          tipos: o proponente entrega a atra-
          ção já pronta para ser veiculada ou
          o programa  é  realizado em copro-
          dução  com  a  Rádio.  As  categorias
          também são amplas: entrevistas/
          bate-papo e discotecagem musical,
          além dos interprogramas - musicais
          ou informativos, que são de curta
          duração e veiculados nos intervalos
          da programação.
            O “Ensino Básico em Revista” é
          um programa coproduzido pela Rá-
          dio e que está na categoria entre-
          vistas  e  bate-papos.  “Os  assuntos
          abordados  são  os  mais  diversos,
          pois tratamos  dos pilares da edu-
          cação: aprender a conhecer, apren-
          der a fazer, aprender a viver com os
          outros e aprender a ser”, descreve

          34  revista UFSCar
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39