Page 29 - Edição 2 - Revista UFSCar
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CULTURA




                                                                                      “Minha mãe se

                                                                                  aproximou da janela,
                                                                                   a professora me viu
                                             tar um projeto de Musicalização In-
                                             fantil na Universidade. No princípio,   e perguntou para
                                             foram duas turmas formadas  por
                                             crianças, filhas e filhos de servido-   minha mãe se eu
                                             res da UFSCar e da comunidade. “A     podia participar da
                                             ideia era que movimentos culturais
                                             fossem  intensificados  na  Universi-  aula. Depois disso,
                                             dade, também entre crianças e jo-    nunca mais saí de lá
                                             vens.  Lembro que naquela  época
                                             quase não se via crianças no Cam-      e meus problemas
                                             pus, e chegou a ser questionada a
                                             presença delas aqui”, relembra Ilza      durante o sono
                                             Joly.  Uma  das  integrantes  das  pri-     sumiram.”
                                             meiras turmas foi Carol Joly, filha de
                                             Ilza, que anos mais tarde assumiria   la, a professora me viu e perguntou
                                             o projeto, dando sequência ao tra-  para minha mãe se eu podia parti-
                                             balho realizado pela mãe.          cipar da aula. Depois disso, nunca
                                               Se  Carol  era  estimulada  pela   mais  saí de  lá  e  meus  problemas
                                             mãe,  outra  aluna,  Gabrielle Alva-  durante o sono sumiram.” Mais tar-
                                             renga, chegou por acaso no projeto   de, com 9 anos, Gabrielle entrou na
                                             que mudou sua vida. Ela tinha um   Orquestra e permanece até hoje.
                                             ano e oito meses e fazia tratamen-    Durante as atividades de musi-
                                             to com psicólogos na Universidade   calização,  as  crianças  aprendiam
                                             em razão do sonambulismo. Como     sobre os diversos instrumentos,
                                             qualquer criança, ela chorava muito   tanto os de sopro, como os de per-
                                             nas sessões. Em uma delas, a mãe   cussão  e  de cordas.  Muitos  pais
                                             foi passear pelo Campus para ten-  ficaram  sabendo  da  iniciativa  e
                                             tar acalmá-la. Ao passar ao lado da   outras  crianças  chegaram  ao  gru-
                                             sala  onde  aconteciam  as  aulas  de   po. Dois  anos depois foi  criada a
                                        LAbI/UFSCar  musicalização, a pequena Gabrielle   Orquestra Infantil, que viria a ser o
                                                                                embrião  da Orquestra  Experimen-
                                             ouviu a música e parou de chorar.
                                                                                tal, e que contou com a orientação
                                             “Minha mãe se aproximou da jane-








             Mariana Sampaio é estudante
             da UFSCar e integra a
             Orquestra Experimental
























                                                                                                   revista UFSCar 29
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