Page 12 - Edição 2 - Revista UFSCar
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INOVAÇÃO









                           - CROCÂNCIA                                                          ALFACE
                         - DURABILIDADE                         - NÃO ACUMULA ÁGUA
                          NA GELADEIRA                          - MENOR PERDA PARA O               DOS
                         - DURABILIDADE                              PRODUTOR
                        NO SUPERMERCADO                         características desejáveis    SONHOS
                      características desejáveis                    da alface Crespa
                        da alface Americana






         agradaríamos o mercado, o consu-    UFSCar, que reunia  características   consome e de quem produz”, come-
         midor e  o  produtor”, conclui Sala.   desejadas por consumidores e pro-  mora o pesquisador Fernando Sala,
         Mas isso seria possível?            dutores. A família cresceu e hoje já   que destaca a importância do que
            Os caminhos da ciência, da ino-  são 10 variedades.                 chama  de “melhoramento  partici-
         vação  e do empreendedorismo          O trabalho  da  UFSCar resultou   pativo” - a união de esforços entre
         podem transformar sonhos em         em variedades tropicalizadas, adap-  agricultores, produtores, empresas
         realidade. Depois da doação de      tadas ao clima quente e chuvoso do   de semente,  viveiristas,  donos  de
         um  banco de sementes  feita  pelo   Brasil, resistentes a doenças e apre-  restaurantes  e  chefes  de  cozinha.
         melhorista  genético  Cyro Paulino   sentando alta durabilidade pós-co-  “Fomos  buscar  dicas,  sugestões  e
         da  Costa,  da  Escola  Superior de   lheita;  além  das  características  de   entender as necessidades de toda
         Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-  textura  e sabor mais  procuradas   a cadeia produtiva”, conta Sala.
         -USP), os pesquisadores da UFSCar   pelos consumidores.                   Atualmente,  quatro  grandes
         começaram, em 2009, os primeiros      “O  mercado brasileiro  precisa-  empresas  comercializam  semen-
         experimentos. Em 2013, o resulta-   va  de  uma  variedade  melhorada.   tes com as variedades da UFSCar e
         do: nasceu a Brunela, a primeira va-  O grande mérito das cultivares da   supermercados  de  dezenas  de  ci-
         riedade de  alface  desenvolvida  na   UFSCar foi ter a aceitação de quem   dades as  vendem,  em embalagens
                                                                                com  a  marca  da  Universidade.    A
                                                                                alta gastronomia também já come-
                                                                                çou a descobrir na alface da UFSCar
                                                                                formas de inovar nos pratos com a
                                                                                hortaliça folhosa.
                                                                                   A proteção da propriedade inte-
                                                                                lectual e a gestão dos licenciamen-
                                                                                tos conta com o apoio da Agência de
                                                                                Inovação da UFSCar.

                                                                                O futuro
                                                                                   Como  desafio  a  ser  superado,
                                                                                Sala aponta: “Ainda temos muito o
                                                                                que fazer para melhorar a viabilidade
                                                                                econômica, mas estamos no cami-
                                                                                nho. Além disso é necessário desen-
                                                            Variedades da UFSCar
                                                           presentes nas gôndolas
                                                              dos supermercados



















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