Page 12 - Edição 2 - Revista UFSCar
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INOVAÇÃO
- CROCÂNCIA ALFACE
- DURABILIDADE - NÃO ACUMULA ÁGUA
NA GELADEIRA - MENOR PERDA PARA O DOS
- DURABILIDADE PRODUTOR
NO SUPERMERCADO características desejáveis SONHOS
características desejáveis da alface Crespa
da alface Americana
agradaríamos o mercado, o consu- UFSCar, que reunia características consome e de quem produz”, come-
midor e o produtor”, conclui Sala. desejadas por consumidores e pro- mora o pesquisador Fernando Sala,
Mas isso seria possível? dutores. A família cresceu e hoje já que destaca a importância do que
Os caminhos da ciência, da ino- são 10 variedades. chama de “melhoramento partici-
vação e do empreendedorismo O trabalho da UFSCar resultou pativo” - a união de esforços entre
podem transformar sonhos em em variedades tropicalizadas, adap- agricultores, produtores, empresas
realidade. Depois da doação de tadas ao clima quente e chuvoso do de semente, viveiristas, donos de
um banco de sementes feita pelo Brasil, resistentes a doenças e apre- restaurantes e chefes de cozinha.
melhorista genético Cyro Paulino sentando alta durabilidade pós-co- “Fomos buscar dicas, sugestões e
da Costa, da Escola Superior de lheita; além das características de entender as necessidades de toda
Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq- textura e sabor mais procuradas a cadeia produtiva”, conta Sala.
-USP), os pesquisadores da UFSCar pelos consumidores. Atualmente, quatro grandes
começaram, em 2009, os primeiros “O mercado brasileiro precisa- empresas comercializam semen-
experimentos. Em 2013, o resulta- va de uma variedade melhorada. tes com as variedades da UFSCar e
do: nasceu a Brunela, a primeira va- O grande mérito das cultivares da supermercados de dezenas de ci-
riedade de alface desenvolvida na UFSCar foi ter a aceitação de quem dades as vendem, em embalagens
com a marca da Universidade. A
alta gastronomia também já come-
çou a descobrir na alface da UFSCar
formas de inovar nos pratos com a
hortaliça folhosa.
A proteção da propriedade inte-
lectual e a gestão dos licenciamen-
tos conta com o apoio da Agência de
Inovação da UFSCar.
O futuro
Como desafio a ser superado,
Sala aponta: “Ainda temos muito o
que fazer para melhorar a viabilidade
econômica, mas estamos no cami-
nho. Além disso é necessário desen-
Variedades da UFSCar
presentes nas gôndolas
dos supermercados
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