Page 22 - Revista UFSCar - Edição 01
P. 22

UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA





          Figura 2
          PLANO DE VIDA DO

          FUTURO CIENTISTA





                                                                                         Cientista
                                                                             Cientista
                                                                                                    (Pós Graduação)
                        Estagiário de   Assistente de   Investigador   Investigador   multiplicador   (Pós Graduação)  Cientista Senior
                                                                científico
                                                  científico Jr.
            Cientista Jr.   investigação   investigação   (1º e 2º ano)  Sênior (3º ano)  (Graduação)
            (6º e 7º ano)  científica (8º ano)  científica (9º ano)
                    Módulo I - Ensino Fundamental    Módulo II - Ensino Médio  Módulo III - Graduação e Pós Graduação  Módulo IV -
                                                                                                     Pós Doutorado
          e temos que respeitá-las”, conta. Bru-  bilidades de  cada  um  dos  alunos.   Programa  Futuro Cientista  realiza
          na está no primeiro ano do ensino   Os Supervisores do PFC podem ser   a análise de cada projeto, visando
          médio da EMEF Profª. Dalva Calhim   alunos de Graduação que tenham    sempre  o diálogo com os futuros
          Abud, em Piramboia, no distrito de   alguma  experiência com estudan-  cientistas,  para  que  possam  aper-
          Anhembi (SP). Este é o quarto ano no   tes do ensino fundamental ou en-  feiçoar  seu  conhecimento  diante
          Programa  Futuro  Cientista.  “Desde   sino médio, ou mesmo professores   de determinado  tema.  O ciclo é
          quando entrei no PFC, tudo mudou.   do município em que o Programa    encerrado, então, com o Encontro
          O Programa me ensinou a não desis-  será instalado.                   Nacional de Futuros Cientistas, em
          tir fácil das coisas. Desistir pode ser   As atividades propostas pelo   Sorocaba.  É  nesse “grande  encon-
          o caminho mais rápido, mas persistir   Programa (veja na Figura 3) são es-  tro”, de caráter transdisciplinar, que
          e vencer sempre é o caminho mais   tratégicas  na  alfabetização  científi-  todos os estudantes  conveniados
          gostoso”, avalia.                  ca do aluno e marcam o calendário   ao Programa se reúnem com o foco
            A  figura  do  Supervisor  Educa-  anual do PFC. Tudo começa com o   principal de agregar valores, disse-
          cional no Projeto Futuro Cientista é   trabalho  realizado  nos  chamados   minar conhecimento e divulgar os
          imprescindível:  ele  dá  orientações   Clubes de Ciências,  grupos de até   resultados  nas escolas  credencia-
          específicas para aperfeiçoar as ha-  quatro pessoas que desenvolvem   das ao Programa Futuro Cientista.
                                             projetos  científicos  sobre  temas   Durante  o Encontro  Nacional
                                   Figura 3  variados. Nesses clubes, os alunos   também  ocorrem  as  premiações
            O Programa                       devem  ser  independentes  para    dos melhores clubes de ciências e

            oferece:                         pensar, criar e solucionar proble-  melhores  alunos das ações  para-
                                             mas.  É  o  aprendizado  pela  desco-
                                                                                lelas realizadas  ao longo do ano.
                                             berta. O Supervisor Educacional de   Entre  essas  ações  está  a Marato-
                                             cada grupo apenas orienta os futu-  na  do Conhecimento,  uma  prova
                                             ros cientistas em eventuais dúvidas.   aplicada aos  estudantes  visando
                                             Os resultados dos projetos são, en-  contribuir para  que  o  aluno  seja
                                             tão, apresentados no Encontro Re-  preparado para enfrentar  a mara-
                                             gional  de  Futuros  Cientistas,  ação   tona dos vestibulares e exames até
             Maratona        Desafio         que funciona  como uma  feira  de   o ingresso na Universidade. Já no
                             literário       ciências  do PFC, realizada  em  no-  Concurso Literário, os estudantes
                                             vembro em cada município. Na Fei-  são desafiados a elaborar um tex-
                                             ra,  uma  equipe de avaliadores  do   to para desenvolver habilidades de


                                                                                                Encontro Nacional de
                                                                                                  Futuros Cientistas

              Clube de       Pesquisa
              ciências       científica









              Cursinho       Iniciação
           Pré-Vestibular    científica                                                                          Divulgação



          18  revista UFSCar
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27