Page 22 - Revista UFSCar - Edição 01
P. 22
UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA
Figura 2
PLANO DE VIDA DO
FUTURO CIENTISTA
Cientista
Cientista
(Pós Graduação)
Estagiário de Assistente de Investigador Investigador multiplicador (Pós Graduação) Cientista Senior
científico
científico Jr.
Cientista Jr. investigação investigação (1º e 2º ano) Sênior (3º ano) (Graduação)
(6º e 7º ano) científica (8º ano) científica (9º ano)
Módulo I - Ensino Fundamental Módulo II - Ensino Médio Módulo III - Graduação e Pós Graduação Módulo IV -
Pós Doutorado
e temos que respeitá-las”, conta. Bru- bilidades de cada um dos alunos. Programa Futuro Cientista realiza
na está no primeiro ano do ensino Os Supervisores do PFC podem ser a análise de cada projeto, visando
médio da EMEF Profª. Dalva Calhim alunos de Graduação que tenham sempre o diálogo com os futuros
Abud, em Piramboia, no distrito de alguma experiência com estudan- cientistas, para que possam aper-
Anhembi (SP). Este é o quarto ano no tes do ensino fundamental ou en- feiçoar seu conhecimento diante
Programa Futuro Cientista. “Desde sino médio, ou mesmo professores de determinado tema. O ciclo é
quando entrei no PFC, tudo mudou. do município em que o Programa encerrado, então, com o Encontro
O Programa me ensinou a não desis- será instalado. Nacional de Futuros Cientistas, em
tir fácil das coisas. Desistir pode ser As atividades propostas pelo Sorocaba. É nesse “grande encon-
o caminho mais rápido, mas persistir Programa (veja na Figura 3) são es- tro”, de caráter transdisciplinar, que
e vencer sempre é o caminho mais tratégicas na alfabetização científi- todos os estudantes conveniados
gostoso”, avalia. ca do aluno e marcam o calendário ao Programa se reúnem com o foco
A figura do Supervisor Educa- anual do PFC. Tudo começa com o principal de agregar valores, disse-
cional no Projeto Futuro Cientista é trabalho realizado nos chamados minar conhecimento e divulgar os
imprescindível: ele dá orientações Clubes de Ciências, grupos de até resultados nas escolas credencia-
específicas para aperfeiçoar as ha- quatro pessoas que desenvolvem das ao Programa Futuro Cientista.
projetos científicos sobre temas Durante o Encontro Nacional
Figura 3 variados. Nesses clubes, os alunos também ocorrem as premiações
O Programa devem ser independentes para dos melhores clubes de ciências e
oferece: pensar, criar e solucionar proble- melhores alunos das ações para-
mas. É o aprendizado pela desco-
lelas realizadas ao longo do ano.
berta. O Supervisor Educacional de Entre essas ações está a Marato-
cada grupo apenas orienta os futu- na do Conhecimento, uma prova
ros cientistas em eventuais dúvidas. aplicada aos estudantes visando
Os resultados dos projetos são, en- contribuir para que o aluno seja
tão, apresentados no Encontro Re- preparado para enfrentar a mara-
gional de Futuros Cientistas, ação tona dos vestibulares e exames até
Maratona Desafio que funciona como uma feira de o ingresso na Universidade. Já no
literário ciências do PFC, realizada em no- Concurso Literário, os estudantes
vembro em cada município. Na Fei- são desafiados a elaborar um tex-
ra, uma equipe de avaliadores do to para desenvolver habilidades de
Encontro Nacional de
Futuros Cientistas
Clube de Pesquisa
ciências científica
Cursinho Iniciação
Pré-Vestibular científica Divulgação
18 revista UFSCar