Page 21 - Revista UFSCar - Edição 01
P. 21

UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA





















                                                                Anhembi
                                                                     Tatuí
                                                   Cesário Lange
          conômica,  principal público deste                             Salto de Pirapora
          projeto social e  educacional.  Os        Itapeteninga            Iperó
          alunos  inseridos  no  PFC  integram        Capão              Votorantim
          o chamado Plano de Vida (veja na            Bonito
          Figura 2), ao longo do qual são de-             Pilar do Sul  Sorocaba
          senvolvidas as fases do Programa.
          O Plano  tem  início  no  sexto  ano
          do ensino  fundamental,  quando o
          estudante ingressa como Cientista
          Junior,  podendo chegar  ao  status
          de Pesquisador, quando  conclui a   ingressar no PFC. Essa oportunida-   Foi o que aconteceu com Bruna
          pós-graduação. Todas as atividades   de é apresentada  no  primeiro dia   Batista  da  Silva,  14.  “O  Programa
          do PFC ocorrem no contraturno do   de palestra nas escolas. Entretanto,   me  ajudou  de diversas  maneiras:
          período escolar.                   os alunos devem cumprir esses re-  modo de agir, de pensar, de olhar e
            Para  que  o aluno  ingresse  no   quisitos  fundamentais,  tanto  para   encarar as dificuldades da vida e os
          PFC, são consideradas três regras   ingressar quanto para permanecer   obstáculos que temos que passar.
          básicas:  condição  socioeconômica,   no programa”, destaca Fábio.    Também me ajudou a trabalhar em
          desempenho  escolar  (acadêmico)     “Após passar  por todo o está-   grupo, que por sinal não é nada fá-
          e assiduidade e, por fim, comporta-  gio no  Programa  Futuro  Cientis-  cil, parar e pensar que no nosso País
          mento. Dentro desses critérios, os   ta,  espera-se  que  o aluno  consiga   existem diversas pessoas, que cada
          diretores e professores das escolas   formular  e  solucionar  problemas,   uma delas tem sua opinião própria,
          selecionam os alunos. “É solicitado   trabalhar em grupo, saiba buscar,
          que o estudante seja, preferencial-  selecionar e interpretar criticamen-
          mente, de baixa renda, participe de   te informações e resultados,  além
          modo efetivo das aulas e não tenha   de apresentar algumas qualidades
          envolvimento  com drogas. Todos    como empenho, organização, flexi-
          os  alunos  têm  a  oportunidade de   bilidade e tolerância”, analisa Fábio.




          PFC em Números
          - 26 ingressantes em universidades públicas e privadas.
          - 1 aluno formado em Engenharia Civil em 2017 (previsão).

          - Já passaram pelo PFC mais de 2.000 alunos.
          - Atualmente o PFC conta com 780 alunos.

          - Número de escolas já beneficiadas: 50 escolas.
          - Atualmente: 30 escolas e 1 Unidade de Acolhimento.

          - Mais de 100 pessoas já atuaram como Supervisores ou na
          equipe interna.
          - Atualmente, 30 pessoas dão suporte ao projeto.                      Gabriela  Maria  de  Miranda  e  Corrêa,  que
                                                                                mora  na cidade de Cesário  Lange (100 km de
                                                                                Sorocaba), está há 6 anos no projeto
                                                                                                   revista UFSCar 17
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26