Page 44 - Revista UFSCar - Edição 01
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EMPREENDEDORISMO
COMO TRANSFORMAR SUA PESQUISA
EM UM EMPREENDIMENTO
Pesquisadora Marina Treve- do produto. Então, no início, o
Os Desafios lin, da Vetra, dá algumas dicas uso de ferramentas como o Busi-
Após a abertura da empresa, as para você, aluno ou pesquisa- ness Model Canvas, e o Technology
tecnologias provenientes das pes- dor, que deseja criar um negócio Road Map (TRM), entre outras, é
quisas na UFSCar – fibras e tecidos a partir de suas pesquisas. bastante proveitoso”.
vítreos, material bioativo e bioab-
sorvível – foram formalmente licen- IMAGINE PRODUTOS EM SUAS CAPACITE-SE
ciadas pela Vetra. O licenciamento PESQUISAS “A formação de pesquisador
é um contrato que permite a uma “Os alunos e pesquisadores nos auxilia muito, especialmente
empresa comercializar - possivel- hoje não são preparados para quanto aos aspectos técnicos e
mente com exclusividade - uma imaginar seus desenvolvimentos no desenvolvimento dos produ-
tecnologia desenvolvida na Univer- como possíveis produtos. Temos tos. É importante ser capacitado”.
sidade. As tecnologias licenciadas que buscar estímulos”.
pela empresa atraíram o interesse TENHA PERSEVERANÇA
de outras instituições que atuam BUSQUE COMPREENDER O “Parece um tanto clichê, mas
com aplicações médicas e odon- MUNDO EMPRESARIAL o caminho que é preciso percor-
tológicas, e do ramo cosmético. “Alguns pesquisadores sen- rer para conseguir fazer a ponte
Também há potencial na área de tem dificuldades em ‘se aven- entre a universidade e o merca-
construção civil, embalagens e me- turar’ no empreendedorismo. É do é longo. Existem muitas difi-
dicina veterinária. O intuito da Ve- preciso esforço para entender culdades técnicas e econômicas,
tra no momento é atrair empresas um pouco melhor o mundo em- por isso é preciso persistir”.
parceiras que ajudem a viabilizar a presarial”.
produção dos biovidros em maior TENHA A INOVAÇÃO COMO
escala, intensificar os investimen- CRIE E DEPOIS DETALHE SEU DIFERENCIAL
tos e a disponibilização do material MODELO DE NEGÓCIO “Nosso diferencial é a inova-
para novas áreas, nos mercados “Não adianta muito para uma ção. Quando pensamos em levar
brasileiro e internacional. empresa de base tecnológica o as tecnologias criadas dentro da
protótipo ou a tecnologia serem universidade para o mercado,
Sobre a empresa Vetra: altamente inovadores, se não é estamos tentando disponibilizar
http://vetrabrazil.wixsite.com/biote- possível ter escalabilidade, ca- o que há de mais inovador para
ch/news. nais e parceiros para a venda a sociedade”.
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