Page 37 - Revista UFSCar - Edição 01
P. 37

CULTURA













                                                                                Panos  para Manga”,  de Donato  e
                                                                                Paulo Moura,  lançado em 2006.
                                                                                No mesmo  dia, Proveta esteve  no
                                                                                Teatro  de Bolso  da UFSCar minis-
                                                                                trando  a  oficina  “Paulo  Moura  e  o
                                                                                improviso brasileiro”. Foi uma opor-
                                                                                tunidade para alunos,  professores
                                                                                e  membros  da comunidade,  cada
                                                                                qual com seu instrumento, forma-
                                                                                rem uma big band e interpretarem
                                                                                um arranjo de Paulo Moura,  com
                                                                                os característicos elementos da
                                                                                cultura e do ritmo afro-brasileiros.
                                                                                A programação seguiu  na  quarta
                                                                                com uma roda de conversa para lá
                                                                                de especial. Na mesma mesa, Hali-
                                                                                na Grynberg, autora do livro “Paulo
                                                                                Moura - um solo brasileiro”; o mú-
                                                                                sico João Donato; e o professor da
                                                                                Universidade de São  Paulo  (USP)
                                                                                e também músico, João  Fernando
                                                                                Gomes de Oliveira. Em pauta, a mu-
                                                                                sicalidade de Paulo Moura sob três
                                                                                diferentes olhares.
                                                                                   Na  quinta,  Ribeiro  conduziu  a
                                                                                oficina “Influência rítmica na Música
                                                                                Instrumental  Brasileira  Contempo-
                                                                                rânea”, reunindo músicos e interes-
                                                                                sados no assunto no Espaço Sete.
                                                                                No dia seguinte,  Halina Grynberg
                                                                                esteve  no  Centro  Cultural  da  USP
                                                                                para falar sobre o acervo digital
                                                                                Paulo  Moura,  projeto que contou
                                                                                com a coordenação geral e musical
                                                                                de Cliff Korman, pianista e compo-
                                                                 Armandinho e   sitor americano. Também na sexta
                                                                 Carlos Malta
                                                                                aconteceu, na Praça XV de Novem-
                                                                                bro, a segunda  série da Mostra
          tilo musical e convidaram mais de   com Yamandu Costa, apresentando   Musical  dos  Alunos  do  Curso  de
          1,5 mil alunos, com idade entre 8 e   repertório inspirado no álbum “El   Música da UFSCar (MoMA), em que
          12 anos, a levar a família para co-  Negro del Blanco”, de Paulo Moura   alunos da Universidade apresenta-
          nhecer o Festival.                 e Yamandu, lançado em 2004. O es-  ram choros e gêneros afins em ho-
            A  edição  2016  prestou  home-  petáculo fez toda a plateia, que lo-  menagem ao músico Paulo Moura.
          nagem  póstuma  ao  músico  Paulo   tou o teatro, aplaudir de pé a apre-  No sábado, quem deu o tempe-
          Moura. A programação esteve con-   sentação dos músicos.              ro da palestra e bate-papo foram os
          centrada  em  sete  dias  no  mês  de   No dia seguinte  foi  a  vez  dos   músicos estrangeiros: Cliff Korman,
          dezembro, de 5 a 11,  pautada na   instrumentistas João Donato e Ale-  no  Centro  Cultural  da  USP,  falou
          obra musical do artista,  que além   xandre  Ribeiro impressionarem  o   sobre o tema “Paulo Moura e Cliff
          de gravar choros, teve grande atua-  público no  Teatro  Florestan  Fer-  Korman - um encontro de musicali-
          ção  na  música  instrumental  brasi-  nandes da UFSCar. Com Donato ao   dades”, e a instrumentista america-
          leira.  No  dia  5,  na  abertura  oficial   piano e Ribeiro  no clarinete, além   na Anat Cohen tratou em palestra,
          do evento, Nailor Proveta, o convi-  da participação especial de Roberta   no Espaço Sete (bar e retaurante de
          dado homenageado, dividiu o palco   Valente no pandeiro, foi executado   São Carlos), sobre “A música instru-
          do Teatro Municipal de São Carlos   repertório baseado no álbum “Dois   mental brasileira nos EUA”.  “A ideia

                                                                                                   revista UFSCar 33
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42