Page 50 - Edição 2 - Revista UFSCar
P. 50

ALÉM DA SALA DE AULA



                                                                                                                 Tiago Santi



                                                                                                                                                                                                     FUNDAÇÃO DE APOIO

                                                                                                                                                                                                        INSTITUCIONAL AO


                                                                                                                                                                                                       DESENVOLVIMENTO


                                                                                                                                                                                                                   CIENTÍFICO E


                                                                                                                                                                                                           TECNOLÓGICO DA

                                                                                                                                                                                                               UNIVERSIDADE


                                                                                                                                                                                                                     FEDERAL DE

                                                                                                                                                                                                                   SÃO CARLOS




              “O  cursinho  trouxe  para  a   diversidade humana”.              robora  a  opinião.  “É  fundamental
            minha  formação  acadêmica         A  professora  Ana  Luzia  Perdi-  que projetos desta natureza sejam
            mais  embasamento  teórico  e,   gão acredita que, com o projeto, a   mantidos, uma vez que expressam
            principalmente – e aí que o pro-  UFSCar  reforça  seu  compromisso   verdadeiramente o que considera-
            jeto  se  tornou  fantástico  para   com  a  democratização  do  acesso   mos o tripé da Universidade – pes-
            mim – mais criticidade, mais     ao  Ensino  Superior  público  e  cria   quisa,  ensino  e  transformação  so-
            amor pela educação e pela do-    outras  oportunidades formativas.   cial”, conclui Lopes.
            cência,  identificação  e  quebra   “A  Universidade  reafirma  o  seu   Jhenifer Bastos é ex-aluna do Cur-
            de preconceitos, entendimento    compromisso  com  a  formação  de   sinho Pré-Vestibular do Campus São
            e defesa das diversidades”.      profissionais – futuros professores   Carlos. Atualmente, ela está no últi-
                                             e outros – comprometidos com os    mo  ano  da  graduação  na  Universi-
            Alessandra Vetorelli             segmentos da população historica-  dade Tecnológica Federal do Paraná
            Ex-professora  do  Cursinho  de   mente discriminados e alijados do   (UTFPR) e faz parte da coordenação
            São Carlos e atual professora de   direito  à  Educação  Superior”,  afir-  e do corpo docente de um cursinho
            escola pública e técnica de nível   ma  ela.  Nataly  Lopes,  professora   pré-vestibular. “Escolhi fazer parte de
            superior do Instituto Federal de   do  Departamento  de  Ciências  da   um projeto semelhante à iniciativa da
            Educação,  Ciência  e  Tecnologia   Natureza,  Matemática  e  Educação   UFSCar na intenção de retribuir o ca-
            de São Paulo (IFSP) – Barretos.  (DCNME-Ar)  e  coordenadora  do    rinho e a dedicação que os professo-
                                             Cursinho  do  Campus  Araras,  cor-  res voluntários tiveram comigo, além
                                                                                de proporcionar para as comunida-
                                                                                des socioeconomicamente desfavo-
                                                                                recidas  maiores  chances  de  acesso
                                                                                ao Ensino Superior. Sem dúvidas, a
                                                                                UFSCar fez a diferença para que eu
                                                                                pudesse chegar onde  estou hoje”,
                                                                                destaca a agente de transformação
                                                                                social e futura engenheira.

                                                                                        Conteúdo
                                                                                        em Vídeo



                                                                                          ver vídeo

         Rafaela Plinta                                           Prof. Gilberto   Clique no botão e tenha acesso a conteúdo
                                                                  Cunha Franca
                                                                                     em vídeo sobre essa reportagem.

          50  revista UFSCar
   45   46   47   48   49   50   51   52