Page 50 - Edição 2 - Revista UFSCar
P. 50
ALÉM DA SALA DE AULA
Tiago Santi
FUNDAÇÃO DE APOIO
INSTITUCIONAL AO
DESENVOLVIMENTO
CIENTÍFICO E
TECNOLÓGICO DA
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE
SÃO CARLOS
“O cursinho trouxe para a diversidade humana”. robora a opinião. “É fundamental
minha formação acadêmica A professora Ana Luzia Perdi- que projetos desta natureza sejam
mais embasamento teórico e, gão acredita que, com o projeto, a mantidos, uma vez que expressam
principalmente – e aí que o pro- UFSCar reforça seu compromisso verdadeiramente o que considera-
jeto se tornou fantástico para com a democratização do acesso mos o tripé da Universidade – pes-
mim – mais criticidade, mais ao Ensino Superior público e cria quisa, ensino e transformação so-
amor pela educação e pela do- outras oportunidades formativas. cial”, conclui Lopes.
cência, identificação e quebra “A Universidade reafirma o seu Jhenifer Bastos é ex-aluna do Cur-
de preconceitos, entendimento compromisso com a formação de sinho Pré-Vestibular do Campus São
e defesa das diversidades”. profissionais – futuros professores Carlos. Atualmente, ela está no últi-
e outros – comprometidos com os mo ano da graduação na Universi-
Alessandra Vetorelli segmentos da população historica- dade Tecnológica Federal do Paraná
Ex-professora do Cursinho de mente discriminados e alijados do (UTFPR) e faz parte da coordenação
São Carlos e atual professora de direito à Educação Superior”, afir- e do corpo docente de um cursinho
escola pública e técnica de nível ma ela. Nataly Lopes, professora pré-vestibular. “Escolhi fazer parte de
superior do Instituto Federal de do Departamento de Ciências da um projeto semelhante à iniciativa da
Educação, Ciência e Tecnologia Natureza, Matemática e Educação UFSCar na intenção de retribuir o ca-
de São Paulo (IFSP) – Barretos. (DCNME-Ar) e coordenadora do rinho e a dedicação que os professo-
Cursinho do Campus Araras, cor- res voluntários tiveram comigo, além
de proporcionar para as comunida-
des socioeconomicamente desfavo-
recidas maiores chances de acesso
ao Ensino Superior. Sem dúvidas, a
UFSCar fez a diferença para que eu
pudesse chegar onde estou hoje”,
destaca a agente de transformação
social e futura engenheira.
Conteúdo
em Vídeo
ver vídeo
Rafaela Plinta Prof. Gilberto Clique no botão e tenha acesso a conteúdo
Cunha Franca
em vídeo sobre essa reportagem.
50 revista UFSCar