Page 48 - Edição 2 - Revista UFSCar
P. 48

ALÉM DA SALA DE AULA








                                          Professor Iuri
                                          Emmanuel Ferreira                          “O CEC-Sorocaba me ajudou
                                                                                  muito... fez com que eu me apai-
                                                                                  xonasse pela UFSCar! Na época,
                                                                                  as  pressões  familiar  e  escolar
                                                                                  e  os  conteúdos  exaustivos  me
                                                                                  causaram um medo terrível de
                                             Paula Ferreira, do Centro de Ciên-   não passar. Quando o resultado
                                             cias da Natureza (CCN), “a atuação   saiu, me senti vitoriosa. Eu estu-
                                             beneficia a formação dos voluntá-    dei toda a minha vida em escola
                                             rios,  pois  muitas  habilidades  são
         Tiago Santi                         estimuladas, tais como abordagem     pública e minha mãe sempre me
                                                                                  motivou muito; foi uma conquis-
                                             didática, capacidade  de síntese,
          mento, desenvolvimento, avaliação   técnicas de estudo, revisão de con-  ta para a família toda! Hoje, sou
                                                                                  professora do cursinho e pre-
          –  da  aprendizagem  dos  alunos  e   teúdos  científicos  e  humanísticos   tendo  defender  uma  educação
          de seu  próprio  método de ensino   básicos, capacidade para trabalhar   pública de qualidade”.
          – e replanejamento. Esse processo   em grupo e para lidar com públi-
          completo envolve  compromisso,     co, liderança, responsabilidade,     Bianca Cristina Pupo Cruz
          análise,  reflexão,  tomada  de  posi-  capacidade  de  organização,  cons-  Aluna do 3º ano de Geografia do
          ção e de decisão, solução de pro-  cientização política, dentre outras”,   Campus Sorocaba da UFSCar e
          blemas, entre muitas outras ações”,   enumera ele.                      professora do Cursinho de So-
          afirma Perdigão.                                                        rocaba.
            De acordo com o coordenador      Desafios e perspectivas
          do  projeto  no  Campus  Lagoa  do   O foco das aulas dos cursinhos
          Sino, o professor Iuri Emmanuel de   está em aperfeiçoar as habilidades e   Cidadania  (CEC)  do  Campus  So-
                                             competências exigidas na prova do   rocaba, uma  das metas  é integrar
                                             Exame  Nacional  do  Ensino  Médio   mais  as ações nos quatro campi.
                                             (Enem), considerando a interdisci-  “Existe a ideia de aproximar os alu-
                                             plinaridade  uma  questão  essencial   nos  do  CEC-Sorocaba  com  os  dos
                                             para que os alunos tenham uma vi-  demais  cursinhos  populares  da
                                      Tiago Santi  são mais ampla e real da Ciência.   UFSCar para que possam se ajudar
                                                                                mutuamente. Além disso, estamos
                                               De  modo  geral,  os  cursos  pré-
                                             -vestibulares  da  UFSCar  têm  manti-  nos organizando para receber alu-
                                             do, nos  últimos  anos,  uma  média   nos indígenas. Também  temos  o
                                             de  aprovação  de  25  a  30%  (dos   intuito de realizar aulas abertas no
                                             estudantes que cursam até o final   Núcleo de Extensão do Campus So-
              “Fui  estudante  no  cursinho
            em 2016 e sempre fiquei encan-   do ano letivo) em vestibulares das   rocaba, localizado na região central
                                                                                da cidade, o que ajudaria o CEC a
                                             universidades públicas. No entanto,
            tado em ver os estudantes uni-   um  dos  maiores  desafios  enfren-  se expandir em Sorocaba e região,
            versitários, entre outras pessoas,   tados pelo projeto é a alta taxa de   ultrapassando as fronteiras da Uni-
            dedicando seu tempo e energia    evasão dos alunos, fato comum nos   versidade”, afirma ele.
            para ajudar pessoas carentes.    cursinhos populares do País. “Mui-
            Com isso, senti um desejo enor-  tos  alunos  abandonam  as  aulas    Compromisso com a
            me em participar das atividades   por motivos diversos, como falta de   transformação da sociedade
            e assim ajudar mais pessoas a    estímulo da família, problemas para   O professor Iuri Emmanuel Ferrei-
            conquistarem o que eu conquis-   conciliar trabalho e estudo, dificul-  ra destaca a relevância do projeto na
            tei. Me tornei professor do cursi-  dades para entender o conteúdo e   formação  de  cidadãos  preparados
            nho em 2017 e me sinto muito     desinteresse.  Um dos  nossos  de-  para intervir e transformar a socieda-
            realizado com toda a experiên-   safios é auxiliar na mudança deste   de. “Visamos a formação do cidadão
            cia adquirida”.
                                             cenário,  mostrando  aos  jovens  os   livre, pensante, crítico e autônomo,
                                             futuros promissores que  eles po-  que é o nosso primeiro passo rumo a
            Marcelo Santana                  dem  alcançar  com  a  persistência   melhores condições social, econômi-
            Aluno do 1º ano do curso de En-  nos estudos”, diz Ferreira.        ca e ambiental, dado que o cidadão
            genharia de Alimentos do Cam-      Para Gilberto Cunha Franca, do   é  o  agente  da  transformação”.  Na
            pus Lagoa do Sino da UFSCar  e   Departamento  de  Geografia,  Tu-  opinião do professor Gilberto Cunha
            professor do Cursinho de Lagoa   rismo  e  Humanidades  (DGTH-So)   Franca,  a  iniciativa  “reforça    o  com-
            do Sino.
                                             ex-coordenador  e  colaborador  do   promisso da Universidade com o en-
                                             Curso  Pré-Vestibular  Educação  e   sino, com a igualdade social e com a

          48  revista UFSCar
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52